Música, arte, entretenimento e uma dose de poesia. Aqui não tem segmento específico, é tudo muito pessoal. É que eu só quis dizer...
RSS

Descoberta do mês: Ana Cañas

Tem saído nestes últimos anos uma nova safra de cantoras nacionais de segmentos muito específicos; Maria Gadú, agora ex-alternativa, já desvirginada pelo Faustão. Sílvia Machete, inovadora demais prum mercado engessado. Roberta Sá, com uma voz maravilhosa, mas novidade 0. E por aí vai.

Na época em que os cartazes do show da Ana Cañas no Canecão estavam por toda parte, tive um feeling em relação àquilo. Não conhecia uma música sequer do cd “Hein?”, mas parecia ser o tipo de show de que eu me arrependeria de não ter ido – como já aconteceu inúmeras vezes.

E realmente, foi o caso. Óbvio que aparecer em uma apresentação exclusiva do Prêmio Multishow cantando Raul Seixas junto do Arnaldo Antunes, e colecionar participações de Nando Reis em outros shows foram fatos que já acrescentaram muitos pontos gratuitos comigo. A minha reação ao ouvir o “Hein?” foi, mesmo assim, surpreendente.

Ela preenche um nicho muito óbvio da música (feminina) brasileira. É rock, mas não é Cássia Eller, é mpb, mas não é Maria Gadú. Tem a voz suave, mas não é nada de Maria Rita, Roberta Sá ou Silvia Machete. Ela é o Titãs de saia, #prontofalei.

As participações não são nadica humildes (Liminha, Arnaldo Antunes, Gilberto Gil), nota-se que tem aí uma boa credibilidade da parte de gente grande.

Ainda não ouvi o Amor e Caos, cd anterior, mas sem dúvida é um convite ainda atraente, me baseando com a primeira experiência com o “Hein?”.

Aguardo ansiosamente a sua próxima apresentação no Rio – que, segundo a agenda do site, não será nem tão cedo – pra variar comigo, né, rs.

Pra ouvir uma faixa que eu gostei muito: Ana Cañas - Na Multidão

Observação importante: Sou uma fã louca-desnorteada da Maria Rita. Já fui em 3 shows da Maria Gadú e iria em outro hoje, se pudesse. O trabalho da Sílvia Machete no palco é um dos mais impressionantes que já vi na vida, não comparo com mais nada – merece, inclusive, um post exclusivo pra isso. Roberta Sá tem uma voz super agradável e merece todo o mérito de cantar o que canta. Faço aqui uma comparação de produtos em um mercado que antes era tão repetitivo, e hoje começa a ter diversificações muito interessantes.

E viva as produções culturais inovadoras. =)

2 comentários:

Unknown disse...

De todas essas, a que mais curto é a Roberta Sá. Ela é muito certinha às vezes, mas tem uma voz incrível... Já a Silvia me parece o contrário. É mais limitada tecnicamente, mas compensa com muita irreverência. Dizem que a Ana Cañas anda enchendo a cara nos shows, pagando altos micos e tal heheh, mas tb é muito boa!

Unknown disse...

Só completando: não sei se essas cantoras podem ser consideradas inovadoras, acho um pouco demais. Mas elas realmente deram uma sacudida nesse mercado que andava meio parado, e isso é maneiro! Dessas novas cantoras, a que mais gosto é a Céu, já ouviu? Há quem odeie!

Postar um comentário